A nossa história começou em 1959, no bairro do Alto da Lapa, com 9 alunos apenas e com o nome de Mater Dei. No ano seguinte, a Secretaria Estadual de Educação autorizou o funcionamento da escola e seu nome foi alterado para Mater Salvatoris. Mudamos de endereço, antes na Rua Marquês do Paraná, e depois para a Igreja Nossa Senhora de Fátima da Vila Leopoldina. Cinco anos depois, a escola já contava com 250 alunos.
O Instituto adquiriu um terreno na Rua Carlos Weber, 1315 (onde se encontra até hoje) e, em 1968, a Escola recebeu oficialmente o nome de Colégio Madre Paula Montalt. Em 1995, o Colégio realizou a compra do terreno vizinho para a ampliação de sua estrutura com a construção do segundo prédio. No ano de 1997, o segundo prédio foi inaugurado. Em 1998, passamos a oferecer educação básica completa: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Como o Colégio Madre Paula Montalt tem na sua essência a educação, sentiu necessidade de fazer muito mais pelas crianças. Em 2010, foi criado o Período Estendido. No contraturno, os alunos do Maternal I ao 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais brincam, praticam esportes, almoçam, estudam e fazem suas tarefas. Nossos alunos têm todo um suporte para que possam crescer com segurança e desenvolvimento de suas aptidões.
Hoje, em anexo ao colégio, temos a área verde para que os alunos possam desfrutar deste espaço com: jardim, fonte, área para plantio, pista de skate e patins, além de um auditório ao ar livre. O Colégio Madre Paula Montalt, que em 2024 completa 65 anos de atividade educacional na região, é referência em educação de qualidade fundamentada na fé, autonomia, valores éticos e humanos.