Nasceu no dia 11 de outubro de 1799, em Arenys de Mar, província de Barcelona, Espanha. Faleceu no dia 26 de fevereiro de 1889, em Olesa de Montserrat.
Desde os primeiros anos de vida, conheceu e viveu a discriminação educacional da mulher, com poucas possibilidades de acesso à cultura, mas contornou esses obstáculos de forma criativa. Viu na educação cristã das meninas e jovens o fermento da reforma social, já que a mulher sempre foi a base primordial das famílias.
No ano de 1829, fundou em Figueiras (Gerona) sua primeira escola para meninas com um amplo programa educativo, superando o modelo rígido e engessado da educação pública de então. Com a missão única e específica da educação cristã de jovens, rompeu a discriminação existente em relação às meninas. Seu lema, em 1837, sintetizou esse ideal: “Quero salvar as famílias ensinando às meninas o Santo Temor de Deus”.
Em 1846, fundou o terceiro colégio em Sabadell. Em 02 de fevereiro de 1847, professou seus votos religiosos. Totalmente identificada com o carisma calasancio, estruturou sua Congregação com a espiritualidade e as regras de São José de Calasanz. Foi a fundadora da primeira Congregação Feminina, o Instituto de Filhas de Maria, Religiosas das Escolas Pias, na Espanha.
Após um longo processo de Canonização, iniciado em 1957, o Papa João Paulo II a proclamou Beata em 18 de abril de 1993. Foi Canonizada em 25 de novembro de 2011, pelo mesmo Papa.
Hoje, sua obra se estende por todos os continentes. A Comunidade Educativa Escolápia Brasileira administra oito Escolas Pias no Brasil e uma na Guiné Bissau (África). As Irmãs Escolápias dão continuidade ao grandioso legado de Santa Paula Montal.
Fundador das Escolas Pias e da 1ª Escola Gratuita do Mundo
Depois de trabalhar em algumas paróquias como secretário de seu bispo, viajou para Roma em 1592 para conseguir algum cargo na Igreja. Teve contato com os bairros mais pobres e descobriu os meninos de rua, sem escola, nem possibilidades de serem educados. Abriu uma escola gratuita em Santa Dorotéia, no Transtiber romano. Dedicou-se de tal maneira a esta tarefa que já em 1602 reorientou por completo sua vida: “Encontrei a maneira definitiva de servir a Deus, educando os meninos. Não a deixarei por coisa alguma” . Assim nasceram as Escolas Pias, em 1617.
São José de Calasanz, inspirado intérprete dos sinais de seu tempo, fundou em Roma, em 1597, a primeira escola popular e gratuita do mundo, antecipando em 200 anos a organização da escola pública, em alguns dos Estados modernos.
“O Mistério da Educação é em verdade: o mais digno, o mais nobre, o de maior mérito, o mais benéfico, o mais útil, o mais necessário, o mais natural, o mais razoável, o mais grato, o mais atrativo, o de maior glória”. (São José de Calasanz em seu Memorial ao Cardeal Miguel Ângelo Tonti. Roma, 1621.)"
A nossa história começou em 1959, no bairro do Alto da Lapa, com 9 alunos apenas e com o nome de Mater Dei. No ano seguinte, a Secretaria Estadual de Educação autorizou o funcionamento da escola e seu nome foi alterado para Mater Salvatoris. Em 1968, recebeu oficialmente o nome de Colégio Madre Paula Montalt.